O SÍTIO DO MOINHO DO CUSTÓDIO (ARRUDA DOS VINHOS): LEITURAS PRELIMINARES E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O POVOAMENTO CALCOLÍTICO NA PENÍNSULA DE LISBOA

N.º 1 - 2017Ana Catarina Sousa | Jorge LopesCalcolítico | Povoamento | Península de Lisboa

No âmbito da Carta Arqueológica de Arruda dos Vinhos (2013-2015) efectua-se uma leitura global das ocorrências datáveis do 4º e 3º milénios a.n.e. neste território. O sítio do Moinho do Custódio, identificado em 2006, é objecto de uma análise circunstanciada, com as limitações inerentes a recolhas de superfície. Apresenta-se ainda uma breve análise dos modelos de povoamento do Neolítico final e Calcolítico, confrontando os dados de Arruda dos Vinhos com o panorama da Península de Lisboa.