A TECNOLOGIA LÍTICA DO FIM DO TARDIGLACIAR NO CENTRO DE PORTUGAL: O EXEMPLO DO ABRIGO 1 DE VALE DE COVÕES (SOURE) / LITHIC TECHNOLOGY DURING THE TARDIGLACIAL IN CENTRAL PORTUGAL: THE EXAMPLE OF ABRIGO 1 DE VALE DE COVÕES (SOURE)

N.º 2 - 2018Cristina GameiroPaleolítico Superior | Magdalenense | Tardiglaciar | Tecnologia Lítica | Aprovisionamento matérias-primas
A TECNOLOGIA LÍTICA DO FIM DO TARDIGLACIAR NO CENTRO DE PORTUGAL: O EXEMPLO DO ABRIGO 1 DE VALE DE COVÕES (SOURE) / LITHIC TECHNOLOGY DURING THE TARDIGLACIAL IN CENTRAL PORTUGAL: THE EXAMPLE OF ABRIGO 1 DE VALE DE COVÕES (SOURE)

O Abrigo 1 de Vale de Covões foi identificado, por T. Aubry, em 2001, e nesse mesmo ano, no âmbito de um projecto alargado sobre a ocupação pré-histórica do Maciço de Sicó, foi empreendida uma sondagem de 1m2 para averiguação da potência estratigráfica. A identificação de níveis preliminarmente atribuídos ao Magdalenense e ao Gravettense motivou uma campanha de escavação em 2004. Neste artigo apresentamos a descrição e a nossa interpretação sobre a tecnologia dos artefactos líticos recuperados nas unidades estratigráficas 3 e 4 deste abrigo. Um carvão recolhido na unidade estratigráfica 4 possibilitou a obtenção de uma data de 10 020±40 BP (Cal 9769-9367 BC), convergente com a atribuição crono-cultural ao Magdalenense Final. O estudo da indústria lítica das unidades estratigráficas que aqui apresentamos foi levado a cabo no âmbito de um trabalho académico e os estudos faunísticos, geo-arqueológicos e datações para a totalidade da sequência estão ainda em curso.

Pesquisa

Destaques

Sobre nós

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa foi iniciada sob a direcção de Victor S. Gonçalves em 1996.

A partir de 2017, esta revista editada pela UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, passou a incluir uma edição impressa e digital.

O seu principal objectivo é a publicação e divulgação de trabalhos com manifesto interesse, qualidade e rigor científico sobre temas de Pré-História e Arqueologia, sobretudo do território europeu e da bacia do Mediterrâneo.

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa publica um volume anual e inclui uma equipa de direcção redactorial, comissão científica e avaliação por revisores externos.

A revista encontra-se indexada no Diretório do Latindex com o número de Folio 26814.

Palavras chave

Links úteis