A OCUPAÇÃO DA SERRA DO SOCORRO (MAFRA, TORRES VEDRAS) DURANTE O BRONZE FINAL: A COLECÇÃO DE GUSTAVO MARQUES / LATE BRONZE AGE IN SERRA DO SOCORRO (MAFRA, TORRES VEDRAS): THE GUSTAVO MARQUES’S COLLECTION

N.º 2 - 2018Íris da Costa DiasBronze Final | Península de Lisboa | Povoamento | Cultura Material

Os resultados das escavações realizadas por Gustavo Marques na Serra do Socorro permaneceram, até recentemente, inéditos. Apenas com a incorporação da colecção deste no acervo do Museu Nacional de Arqueologia, que incluía o seu caderno de campo, foi possível compreender a natureza dos trabalhos.
Na Serra do Socorro, Gustavo Marques realizou quatro sondagens de onde recolheu um conjunto considerável de materiais de diversas cronologias. Dessas, destaca-se a Sondagem III, para a qual os dados materiais e os esquemas do caderno de campo parecem indicar uma área com níveis conservados do Bronze Final, situação inédita neste sítio. O estudo do conjunto permitiu ainda confirmar aquilo que vem sendo admitido para esta importante estação arqueológica, o facto de ter assumido um papel de centralidade na malha de povoamento regional durante a transição do II para o I milénio a.C.