EQUIPAMENTOS DE CULTO NOS SANTUÁRIOS DA IDADE DO FERRO DO SUL DE PORTUGAL: OS ALTARES / CULTIC FEATURES IN THE SOUTHERN PORTUGUESE IRON AGE SANCTUARIES: THE ALTARS

N.º 2 - 2018Francisco B. GomesAltares | Santuários | Idade do Ferro | Ritual | Comensalidade

A presença de um conjunto de áreas de combustão estruturadas interpretáveis como altares em diversos espaços de culto da Idade do Ferro do Sul de Portugal encontra-se bem atestada. A variedade de contextos em que estas estruturas se enquadram implica, contudo, uma considerável diversidade morfológica, construtiva e mesmo funcional que traduz a adaptação destas estruturas às práticas sociais e rituais das comunidades que as utilizaram.