EQUIPAMENTOS DE CULTO NOS SANTUÁRIOS DA IDADE DO FERRO DO SUL DE PORTUGAL: OS ALTARES / CULTIC FEATURES IN THE SOUTHERN PORTUGUESE IRON AGE SANCTUARIES: THE ALTARS

N.º 2 - 2018Francisco B. GomesAltares | Santuários | Idade do Ferro | Ritual | Comensalidade
EQUIPAMENTOS DE CULTO NOS SANTUÁRIOS DA IDADE DO FERRO DO SUL DE PORTUGAL: OS ALTARES / CULTIC FEATURES IN THE SOUTHERN PORTUGUESE IRON AGE SANCTUARIES: THE ALTARS

A presença de um conjunto de áreas de combustão estruturadas interpretáveis como altares em diversos espaços de culto da Idade do Ferro do Sul de Portugal encontra-se bem atestada. A variedade de contextos em que estas estruturas se enquadram implica, contudo, uma considerável diversidade morfológica, construtiva e mesmo funcional que traduz a adaptação destas estruturas às práticas sociais e rituais das comunidades que as utilizaram.

Pesquisa

Destaques

Sobre nós

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa foi iniciada sob a direcção de Victor S. Gonçalves em 1996.

A partir de 2017, esta revista editada pela UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, passou a incluir uma edição impressa e digital.

O seu principal objectivo é a publicação e divulgação de trabalhos com manifesto interesse, qualidade e rigor científico sobre temas de Pré-História e Arqueologia, sobretudo do território europeu e da bacia do Mediterrâneo.

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa publica um volume anual e inclui uma equipa de direcção redactorial, comissão científica e avaliação por revisores externos.

A revista encontra-se indexada no Diretório do Latindex com o número de Folio 26814.

Palavras chave

Links úteis