FORNOS / SILOS AÉREOS DA ARQUITECTURA SIDÉRICA PENINSULAR: A PROPÓSITO DE UNS “FUNDOS DE CABANA” E DE UMAS ESTRUTURAS CIRCULARES DA AZOUGADA / KILNS / STORAGE SILOS OF THE IRON AGE ARCHITECTURE OF THE IBERIAN PENINSULA: ABOUT SOME “PIT HOUSES” AND CIRCULAR STRUCTURES OF THE AZOUGADA

N.º 2 - 2018Ana Sofia AntunesAzougada | fornos | silos | Idade do Ferro | arquitectura

Na documentação de campo das escavações realizadas na década de 40 do século XX na Azougada (Moura, Portugal) encontram-se registadas diversas estruturas de planta circular, com soco pétreo e paredes de adobe, por vezes com evidências de combustão e de sementes carbonizadas, cuja morfologia é semelhante a um conjunto de estruturas identificado sobretudo no segmento meridional da Península Ibérica, na Idade do Ferro, interpretadas como fornos ou silos aéreos.
Neste trabalho efectua-se uma sistematização dos dados relativos a estas estruturas e procura-se dar um contributo para o conhecimento da arquitectura da Azougada.