N.º 2 - 2018Maria José de AlmeidaArqueologia | Processamento de dados | Normas | Vocabulários controlados | CIDOC-CRM

O processamento de dados no âmbito da arqueologia faz-se muitas vezes de uma forma pouco estruturada e normalizada que compromete a reutilização da informação para além dos projetos de investigação que lhes deram origem. Partilham-se os problemas encontrados na realização um trabalho académico que implicou o tratamento de informação muito heterogénea, discutindo as soluções encontradas, quer ao nível do modelo de dados (baseado na norma CIDOC-CRM), quer da utilização de vocabulários controlados internacionais que se traduziram e adaptaram à realidade em estudo. Esta discussão faz-se com a consciência da necessidade do debate relativo à construção de inventários estruturados de informação de âmbito arqueológico que possam ser interoperáveis e reutilizados pela comunidade científica.