FRAGMENTOS DO ORIENTE EM LEITE DE VASCONCELOS / FRAGMENTS OF THE ORIENT IN LEITE DE VASCONCELOS

N.º 2 - 2018Alexandra NepomucenoLeite de Vasconcelos | Congresso Internacional de Orientalistas | Oriente | Arqueologia | Etnografia
FRAGMENTOS DO ORIENTE EM LEITE DE VASCONCELOS / FRAGMENTS OF THE ORIENT IN LEITE DE VASCONCELOS

Pretende-se averiguar o interesse de José Leite de Vasconcelos (1858-1941) pelo Oriente como área ou tema de investigação através da sua participação em encontros científicos, nomeadamente o Congresso Internacional de Orientalistas e o Congresso de Arqueologia do Cairo. O intelectual surge associado à organização do X Congresso Internacional de Orientalistas, previsto para ter lugar em Lisboa no ano de 1892, publicando três ensaios no âmbito desse encontro. Analisam-se esses ensaios, e indaga-se a respeito da presença do Oriente na sua obra, de que forma e com que relevância. Através da sua participação em duas sessões do Congresso de Arqueologia do Cairo, em 1905 e em 1909, tentar-se-á clarificar como as suas investigações, etnográficas e/ou arqueológicas, reforçam o seu papel de colecionador de fragmentos do Oriente.

Pesquisa

Destaques

Sobre nós

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa foi iniciada sob a direcção de Victor S. Gonçalves em 1996.

A partir de 2017, esta revista editada pela UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, passou a incluir uma edição impressa e digital.

O seu principal objectivo é a publicação e divulgação de trabalhos com manifesto interesse, qualidade e rigor científico sobre temas de Pré-História e Arqueologia, sobretudo do território europeu e da bacia do Mediterrâneo.

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa publica um volume anual e inclui uma equipa de direcção redactorial, comissão científica e avaliação por revisores externos.

A revista encontra-se indexada no Diretório do Latindex com o número de Folio 26814.

Palavras chave

Links úteis