FRAGMENTOS DO ORIENTE EM LEITE DE VASCONCELOS / FRAGMENTS OF THE ORIENT IN LEITE DE VASCONCELOS

N.º 2 - 2018Alexandra NepomucenoLeite de Vasconcelos | Congresso Internacional de Orientalistas | Oriente | Arqueologia | Etnografia

Pretende-se averiguar o interesse de José Leite de Vasconcelos (1858-1941) pelo Oriente como área ou tema de investigação através da sua participação em encontros científicos, nomeadamente o Congresso Internacional de Orientalistas e o Congresso de Arqueologia do Cairo. O intelectual surge associado à organização do X Congresso Internacional de Orientalistas, previsto para ter lugar em Lisboa no ano de 1892, publicando três ensaios no âmbito desse encontro. Analisam-se esses ensaios, e indaga-se a respeito da presença do Oriente na sua obra, de que forma e com que relevância. Através da sua participação em duas sessões do Congresso de Arqueologia do Cairo, em 1905 e em 1909, tentar-se-á clarificar como as suas investigações, etnográficas e/ou arqueológicas, reforçam o seu papel de colecionador de fragmentos do Oriente.