A HISTÓRIA DA ARQUEOLOGIA NO NOVO MILÉNIO: DIMENSÕES, MÉTODOS E PERSPECTIVAS PARA O CASO PORTUGUÊS / THE HISTORY OF ARCHAEOLOGY IN THE NEW MILLENIUM: DIMENSIONS, METHODS AND PERSPECTIVES FOR THE PORTUGUESE CASE

N.º 2 - 2018Daniel CarvalhoHistória da Arqueologia | Teoria e Métodos da Arqueologia | Portugal | Interdisciplinaridade

A História da Arqueologia veio a conhecer, com o novo milénio, um crescimento em termos de investigação nunca antes visto para a comunidade arqueológica internacional. Para compreender a sua evolução no caso português, de modo a fomentar igualmente a sistematização de estudos sobre a temática, realizou-se uma reflexão assente em quatro parâmetros considerados fundamentais: História, dimensões, métodos e perspectivas. Espera-se contribuir para a visualização da História da Arqueologia como uma área de grande potencial para as práticas contemporâneas da disciplina, congregando períodos cronológicos, arqueólogos e problemáticas, abonando a uma visão de conjunto e multidisciplinar, crucial para entender o lugar da Arqueologia quer na ciência quer na sociedade.