O SÍTIO PRÉ-HISTÓRICO DO SOBRAL DO MARTIM AFONSO (SALVATERRA DE MAGOS, PORTUGAL): UM CURIOSO CONTEXTO DO NEOLÍTICO FINAL/CALCOLÍTICO NA MARGEM ESQUERDA DO BAIXO TEJO

N.º 1 - 2017Marco António AndradeBaixo Tejo | Neolítico final-Calcolítico | Contextos funerários | Contextos habitacionais

Conhecido desde finais do século XIX e assumido como um lugar de enterramento devido à recolha de alguns artefactos e objectos característicos deste tipo de contextos, o sítio pré-histórico do Sobral do Martim Afonso oferece uma série de questões pertinentes ao estudo das comunidades do Neolítico final/Calcolítico do Sudoeste peninsular. Destaca-se: 1) a aparente coincidência entre um lugar habitacional e um lugar de enterramento, reunindo-se num mesmo local espaços dos vivos e espaços dos mortos; 2) o carácter «culturalmente megalítico» do contexto funerário aí identificado, numa área onde não se conhecem antas nem onde, devido à inexistência efectiva de suportes construtivos adequados no substrato geológico local, estas poderiam ter virtualmente existido; 3) a sua posição geográfica, em área de charneira entre o Alentejo e a Península de Lisboa. Este trabalho pretende assim apresentar novas leituras interpretativas; à luz dos dados recentes, sobre este sítio arqueológico, a respeito da sua possível funcionalidade específica e de acordo com os dados actualmente disponíveis.