O SÍTIO PRÉ-HISTÓRICO DO SOBRAL DO MARTIM AFONSO (SALVATERRA DE MAGOS, PORTUGAL): UM CURIOSO CONTEXTO DO NEOLÍTICO FINAL/CALCOLÍTICO NA MARGEM ESQUERDA DO BAIXO TEJO

N.º 1 - 2017Marco António AndradeBaixo Tejo | Neolítico final-Calcolítico | Contextos funerários | Contextos habitacionais
O SÍTIO PRÉ-HISTÓRICO DO SOBRAL DO MARTIM AFONSO (SALVATERRA DE MAGOS, PORTUGAL): UM CURIOSO CONTEXTO DO NEOLÍTICO FINAL/CALCOLÍTICO NA MARGEM ESQUERDA DO BAIXO TEJO

Conhecido desde finais do século XIX e assumido como um lugar de enterramento devido à recolha de alguns artefactos e objectos característicos deste tipo de contextos, o sítio pré-histórico do Sobral do Martim Afonso oferece uma série de questões pertinentes ao estudo das comunidades do Neolítico final/Calcolítico do Sudoeste peninsular. Destaca-se: 1) a aparente coincidência entre um lugar habitacional e um lugar de enterramento, reunindo-se num mesmo local espaços dos vivos e espaços dos mortos; 2) o carácter «culturalmente megalítico» do contexto funerário aí identificado, numa área onde não se conhecem antas nem onde, devido à inexistência efectiva de suportes construtivos adequados no substrato geológico local, estas poderiam ter virtualmente existido; 3) a sua posição geográfica, em área de charneira entre o Alentejo e a Península de Lisboa. Este trabalho pretende assim apresentar novas leituras interpretativas; à luz dos dados recentes, sobre este sítio arqueológico, a respeito da sua possível funcionalidade específica e de acordo com os dados actualmente disponíveis.

Pesquisa

Destaques

Sobre nós

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa foi iniciada sob a direcção de Victor S. Gonçalves em 1996.

A partir de 2017, esta revista editada pela UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, passou a incluir uma edição impressa e digital.

O seu principal objectivo é a publicação e divulgação de trabalhos com manifesto interesse, qualidade e rigor científico sobre temas de Pré-História e Arqueologia, sobretudo do território europeu e da bacia do Mediterrâneo.

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa publica um volume anual e inclui uma equipa de direcção redactorial, comissão científica e avaliação por revisores externos.

A revista encontra-se indexada no Diretório do Latindex com o número de Folio 26814.

Palavras chave

Links úteis