O NEOLÍTICO MÉDIO EM PORTUGAL: PERCURSO DE INVESTIGAÇÃO / THE MIDDLE NEOLITHIC IN PORTUGAL: THE RESEARCH HISTORY

N.º 3 - 2019César NevesNeolítico médio | Historiografia | Pensamento Arqueológico

No debate científico em torno do processo de Neolitização no Ocidente Peninsular, uma das etapas mais difíceis de caracterizar corresponde à fase média do Neolítico. Apesar de, por parte da investigação arqueológica, lhe ser reconhecida uma importância decisiva na evolução das comunidades neolíticas, corresponde a um período que ainda demonstra um conhecimento desigual face às etapas imediatamente anteriores e posteriores (Neolítico antigo e Neolítico final).
Este texto apresenta, numa perspetiva historiográfica, o percurso da investigação em torno do Neolítico médio, no Centro e Sul de Portugal, desde da década de 70 do século XX até à actualidade.
Neste trajecto de quase 50 anos, serão referidos os investigadores, sítios e estudos que mais contribuíram para o conhecimento desta temática crono-cultural específica, as linhas de investigação e de metodologia adoptadas, bem como as principais características e objectivos do questionário científico que orientou as acções de índole arqueológico.