O NEOLÍTICO MÉDIO EM PORTUGAL: PERCURSO DE INVESTIGAÇÃO / THE MIDDLE NEOLITHIC IN PORTUGAL: THE RESEARCH HISTORY

N.º 3 - 2019César NevesNeolítico médio | Historiografia | Pensamento Arqueológico
O NEOLÍTICO MÉDIO EM PORTUGAL: PERCURSO DE INVESTIGAÇÃO / THE MIDDLE NEOLITHIC IN PORTUGAL: THE RESEARCH HISTORY

No debate científico em torno do processo de Neolitização no Ocidente Peninsular, uma das etapas mais difíceis de caracterizar corresponde à fase média do Neolítico. Apesar de, por parte da investigação arqueológica, lhe ser reconhecida uma importância decisiva na evolução das comunidades neolíticas, corresponde a um período que ainda demonstra um conhecimento desigual face às etapas imediatamente anteriores e posteriores (Neolítico antigo e Neolítico final).
Este texto apresenta, numa perspetiva historiográfica, o percurso da investigação em torno do Neolítico médio, no Centro e Sul de Portugal, desde da década de 70 do século XX até à actualidade.
Neste trajecto de quase 50 anos, serão referidos os investigadores, sítios e estudos que mais contribuíram para o conhecimento desta temática crono-cultural específica, as linhas de investigação e de metodologia adoptadas, bem como as principais características e objectivos do questionário científico que orientou as acções de índole arqueológico.

Pesquisa

Destaques

Sobre nós

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa foi iniciada sob a direcção de Victor S. Gonçalves em 1996.

A partir de 2017, esta revista editada pela UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, passou a incluir uma edição impressa e digital.

O seu principal objectivo é a publicação e divulgação de trabalhos com manifesto interesse, qualidade e rigor científico sobre temas de Pré-História e Arqueologia, sobretudo do território europeu e da bacia do Mediterrâneo.

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa publica um volume anual e inclui uma equipa de direcção redactorial, comissão científica e avaliação por revisores externos.

A revista encontra-se indexada no Diretório do Latindex com o número de Folio 26814.

Palavras chave

Links úteis