REVISITANDO O ESPÓLIO DAS ESCAVAÇÕES DE A. I. MARQUES DA COSTA EM CHIBANES: OS DADOS PROTO-HISTÓRICOS E ROMANO-REPUBLICANOS / CHIBANES: PROTO-HISTORIC AND ROMAN-REPUBLICAN DATA FROM THE COLLECTION OF A. I. MARQUES DA COSTA ON REVIEW

O interesse do material anfórico e metálico proveniente dos primeiros trabalhos de campo realizados em Chibanes e publicados em O Arqueólogo Português, por António Inácio Marques da Costa, na primeira década do século XX, suscitou a revisão da totalidade da coleção, depositada no Museu Nacional de Arqueologia.
Procede-se à análise da história da investigação dessa particular coleção, quando está em preparação um volume dedicado aos últimos vinte anos do projeto de investigação levado a efeito em Chibanes pelo Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS)/AMRS.
Alia-se ao compromisso de fazer perdurar a memória do pioneirismo arqueológico regional, o conhecimento de alguns artefactos de inegável qualidade e pertinência tipológica e funcional.