A TERRA SIGILLATA DO CASTRO DE ROMARIZ (SANTA MARIA DA FEIRA, AVEIRO): DA ROMANIZAÇÃO AO ABANDONO DE UM POVOADO FORTIFICADO NO NOROESTE PENINSULAR / TERRA SIGILLATA FROM CASTRO DE ROMARIZ (SANTA MARIA DA FEIRA, AVEIRO): ROMANIZATION AND ABANDONMENT OF A HILLTOP SETTLEMENT IN NW IBERIAN PENINSULA

N.º 3 - 2019Gil VilarinhoCastro de Romariz | cerâmica fina romana | consumo | crono-estratigrafia | funcionalidades espaciais

As intervenções arqueológicas decorridas no Castro de Romariz permitiram identificar um povoado da Idade do Ferro com uma diacronia que se estende do século V a.C. aos primeiros séculos da nossa era. Através do estudo do conjunto de terra sigillata inumado, pretende-se dar um contributo para a compreensão da última fase de ocupação do povoado, analisando os padrões de consumo mas também procurando estabelecer relações crono-estratigráficas que permitem compreender melhor a evolução do sítio ao longo do séc. I d.C., e o subsequente processo de romanização, até ao seu abandono, ocorrido no século II d.C.. Através da análise da distribuição espacial dos fragmentos foi possível atentar sobre a funcionalidade de várias estruturas que constituem a domus, a maior habitação até então escavada no castro.