ESTUDOS SOBRE A CERÂMICA COMUM DA OFICINA DE SALGA 1 DE TRÓIA (GRÂNDOLA, PORTUGAL): CONTEXTOS DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO V / STUDIES ON COMMON WARE FROM THE FISH-SALTING WORKSHOP 1 FROM TROIA (GRÂNDOLA, PORTUGAL): CONTEXTS FROM THE FIRST HALF OF THE 5TH CENTURY

N.º 3 - 2019Filipa Araújo dos Santoscerâmica comum | Tróia | lixeira | oficina de salga | consumo regional

Este estudo analisa a cerâmica comum de dois contextos descobertos nos níveis de abandono e destruição da Oficina de salga 1 de Tróia, datados de entre o final do século IV e o segundo quartel do século V.
A análise realizada permitiu concluir que existe uma diversidade considerável de produções, mas cuja maioria diz respeito a produções regionais. Ao nível das formas, a importância dos diferentes recipientes no conjunto aproxima-o claramente dos conjuntos domésticos mais tardios da ocupação romana, demonstrando que a comunidade do início do século V de Tróia se integra numa evolução normal que existiu no litoral ocidental e interior da Lusitânia. As presenças mais longínquas demonstram ainda a vitalidade das rotas comerciais provenientes do Mediterrâneo.