DOIS AMULETOS EM OSSO DE MIROBRIGA - EVIDÊNCIAS DO CULTO DE MAGNA MATER? / TWO BONE AMULETS FROM MIROBRIGA - EVIDENCE FOR THE CULT OF MAGNA MATER?

N.º 3 - 2019Catarina Felício | Filipe SousaLusitania | Mirobriga | amuleto | feminino | Baixo-Império

O estudo de contextos provenientes de escavações antigas em Mirobriga (Santiago do Cacém) levou à identificação de duas figuras antropomórficas em osso, com atributos femininos. Estas figuras em osso apesar de terem vindo a ser identificadas em diversas escavações, quer em Portugal quer em algumas partes de Espanha, têm-se mantido algo enigmáticas relativamente ao seu significado, pelo que a identificação e publicação de um conjunto destas figuras num edifício de provável função religiosa, em Augusta Emerita, permitiu trazer alguma luz acerca da sua função e possível contexto religioso.
Assim, o presente artigo procura contribuir para o conhecimento e debate destes objectos, adicionando dois exemplares, um dos quais com contexto estratigráfico associado, aos já conhecidos e publicados.