400 YEARS OF WATER CONSUMPTION: EARLY MODERN POTTERY CUPS IN PORTUGAL / 400 ANOS DE CONSUMO DE ÁGUA: PÚCAROS DA IDADE MODERNA EM PORTUGAL

N.º 3 - 2019Tânia Manuel Casimiro | Sarah Newsteadpúcaros | consumo de água | cheiro | sabor

O presente artigo tem como objectivo uma análise da produção e consumo de púcaros em Portugal, atendendo às suas características produtivas e decorativas, estabelecendo a sua relação com o consumo de água entre os séculos XV e XVIII. A produção de púcaros em barro, utilizados para o consumo de água será certamente uma tradição mais recuada, contudo, foi durante a época moderna que os púcaros portugueses desenvolvem uma fama internacional, que os faz serem exportados em grandes quantidades para locais como o Norte da Europa ou as colónias do novo mundo onde a sua cor, cheiro e o sabor que fornecem os fez serem apreciados.