400 YEARS OF WATER CONSUMPTION: EARLY MODERN POTTERY CUPS IN PORTUGAL / 400 ANOS DE CONSUMO DE ÁGUA: PÚCAROS DA IDADE MODERNA EM PORTUGAL

N.º 3 - 2019Tânia Manuel Casimiro | Sarah Newsteadpúcaros | consumo de água | cheiro | sabor
400 YEARS OF WATER CONSUMPTION: EARLY MODERN POTTERY CUPS IN PORTUGAL / 400 ANOS DE CONSUMO DE ÁGUA: PÚCAROS DA IDADE MODERNA EM PORTUGAL

O presente artigo tem como objectivo uma análise da produção e consumo de púcaros em Portugal, atendendo às suas características produtivas e decorativas, estabelecendo a sua relação com o consumo de água entre os séculos XV e XVIII. A produção de púcaros em barro, utilizados para o consumo de água será certamente uma tradição mais recuada, contudo, foi durante a época moderna que os púcaros portugueses desenvolvem uma fama internacional, que os faz serem exportados em grandes quantidades para locais como o Norte da Europa ou as colónias do novo mundo onde a sua cor, cheiro e o sabor que fornecem os fez serem apreciados.

Pesquisa

Destaques

Sobre nós

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa foi iniciada sob a direcção de Victor S. Gonçalves em 1996.

A partir de 2017, esta revista editada pela UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, passou a incluir uma edição impressa e digital.

O seu principal objectivo é a publicação e divulgação de trabalhos com manifesto interesse, qualidade e rigor científico sobre temas de Pré-História e Arqueologia, sobretudo do território europeu e da bacia do Mediterrâneo.

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa publica um volume anual e inclui uma equipa de direcção redactorial, comissão científica e avaliação por revisores externos.

A revista encontra-se indexada no Diretório do Latindex com o número de Folio 26814.

Palavras chave

Links úteis