FROM aDNA TO ARCHAEOLOGY: GENÉTICA DA TRANSIÇÃO CALCOLÍTICO-IDADE DO BRONZE NO SUL DE PORTUGAL / FROM aDNA TO ARCHEOLOGY: GENETICS OF THE CHALCOLITHIC-BRONZE AGE TRANSITION IN SOUTHERN PORTUGAL

N.º 4 - 2020Ana Catarina BasílioaDNA | Sudoeste da Península Ibérica | Transição Calcolítico/Idade do Bronze | Mobilidade | Ancestralidade
FROM aDNA TO ARCHAEOLOGY: GENÉTICA DA TRANSIÇÃO CALCOLÍTICO-IDADE DO BRONZE NO SUL DE PORTUGAL / FROM aDNA TO ARCHEOLOGY: GENETICS OF THE CHALCOLITHIC-BRONZE AGE TRANSITION IN SOUTHERN PORTUGAL

Os dados arqueológicos, pela sua complexidade/multiplicidade, têm sido tratados por várias disciplinas. Esta realidade permitiu aos arqueólogos construir narrativas históricas que se aproximam, mais do que nunca, das comunidades do Passado. Para esta realidade contribuem também os resultados dos trabalhos de ADN antigo que, recentemente, se têm focado no território peninsular. Estes enfatizam complexos contactos (não apenas com áreas hoje europeias), bem como distintos padrões de mobilidade segundo o sexo dos indivíduos. Todavia, a sua principal conclusão prende-se com a identificação de uma ruptura genética na transição entre o Calcolítico e a Idade do Bronze, na qual os genes locais são substituídos, em 99%, por indivíduos com ancestralidade genética do cromossoma Y da estepe Pôntico-Cáspia. Assim, é necessário contextualizar arqueologicamente esta substituição, sugerindo hipóteses que permitam compreender, em que medida, as dinâmicas sugeridas pelo ADN podem contribuir para o conhecimento do final abrupto das comunidades Calcolíticas do Sul de Portugal (entenda-se o interior Alentejano), na transição para a Idade do Bronze.

Pesquisa

Destaques

Sobre nós

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa foi iniciada sob a direcção de Victor S. Gonçalves em 1996.

A partir de 2017, esta revista editada pela UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, passou a incluir uma edição impressa e digital.

O seu principal objectivo é a publicação e divulgação de trabalhos com manifesto interesse, qualidade e rigor científico sobre temas de Pré-História e Arqueologia, sobretudo do território europeu e da bacia do Mediterrâneo.

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa publica um volume anual e inclui uma equipa de direcção redactorial, comissão científica e avaliação por revisores externos.

A revista encontra-se indexada no Diretório do Latindex com o número de Folio 26814.

Palavras chave

Links úteis