PRODUÇÃO E COMÉRCIO DE LUCERNAS DURANTE A ANTIGUIDADE TARDIA: GÉNESE E EVOLUÇÃO DAS LUCERNAS TARDO-ANTIGAS DE PRODUÇÃO AFRICANA

N.º 1 - 2017Carlos PereiraLucernas | Hispânia | Península Ibérica | Produção | Antiguidade Tardia
PRODUÇÃO E COMÉRCIO DE LUCERNAS DURANTE A ANTIGUIDADE TARDIA: GÉNESE E EVOLUÇÃO DAS LUCERNAS TARDO-ANTIGAS DE PRODUÇÃO AFRICANA

Conquanto esta série de lucernas não tenha merecido a mesma atenção que as suas precedentes, das séries de volutas ou de disco, é possível esboçar um quadro geral sobre a sua importação, produção e comercialização na Península Ibérica, definindo-se áreas que denunciam distintos ritmos de consumo lycnhológico. Alertamos, contudo, que o desatender destes materiais, estando muitos conjuntos por publicar, pode vir, no futuro, a alterar estas leituras. Estimulados por um trabalho anterior (Pereira, 2014a), do qual este é um complemento, decidimos não ficar por uma mera análise da distribuição ou morfologia das lucernas. Abordando sucintamente questões de complexa natureza, procurámos interrelacionar acontecimentos socias e económicos com as transformações morfo-iconográficas que ostentam as lucernas tardo-antigas de produção africana. A complexidade destas temáticas, porém, não se esgota nestas páginas.

Pesquisa

Destaques

Sobre nós

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa foi iniciada sob a direcção de Victor S. Gonçalves em 1996.

A partir de 2017, esta revista editada pela UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, passou a incluir uma edição impressa e digital.

O seu principal objectivo é a publicação e divulgação de trabalhos com manifesto interesse, qualidade e rigor científico sobre temas de Pré-História e Arqueologia, sobretudo do território europeu e da bacia do Mediterrâneo.

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa publica um volume anual e inclui uma equipa de direcção redactorial, comissão científica e avaliação por revisores externos.

A revista encontra-se indexada no Diretório do Latindex com o número de Folio 26814.

Palavras chave

Links úteis