PRODUÇÃO E COMÉRCIO DE LUCERNAS DURANTE A ANTIGUIDADE TARDIA: GÉNESE E EVOLUÇÃO DAS LUCERNAS TARDO-ANTIGAS DE PRODUÇÃO AFRICANA

N.º 1 - 2017Carlos PereiraLucernas | Hispânia | Península Ibérica | Produção | Antiguidade Tardia

Conquanto esta série de lucernas não tenha merecido a mesma atenção que as suas precedentes, das séries de volutas ou de disco, é possível esboçar um quadro geral sobre a sua importação, produção e comercialização na Península Ibérica, definindo-se áreas que denunciam distintos ritmos de consumo lycnhológico. Alertamos, contudo, que o desatender destes materiais, estando muitos conjuntos por publicar, pode vir, no futuro, a alterar estas leituras. Estimulados por um trabalho anterior (Pereira, 2014a), do qual este é um complemento, decidimos não ficar por uma mera análise da distribuição ou morfologia das lucernas. Abordando sucintamente questões de complexa natureza, procurámos interrelacionar acontecimentos socias e económicos com as transformações morfo-iconográficas que ostentam as lucernas tardo-antigas de produção africana. A complexidade destas temáticas, porém, não se esgota nestas páginas.