FOUNDRY IN THE LATE BRONZE AGE BAIÕES/SANTA LUZIA CULTURAL GROUP: SOME REFLECTIONS STARTING FROM A NEW METALLIC MOULD FOR UNIFACIAL PALSTAVES / A FUNDIÇÃO NO MUNDO BAIÕES/SANTA LUZIA: ALGUMAS REFLEXÕES PARTINDO DE UM NOVO MOLDE METÁLICO PARA MACHADOS DE TALÃO UNIFACIAIS

N.º 4 - 2020João Carlos de Senna-Martinez | Pedro Valério | Maria Helena Casimiro | Luís M. Ferreira | Maria de Fátima Araújo | Horácio PeixotoArqueometalurgia | Moldes de fundição | Grupo Baiões/Santa Luzia | Bronze Final

Os progressos efectuados nos últimos vinte anos sobre a metalurgia do Grupo Baiões/Santa Luzia do Bronze Final do Centro de Portugal trouxeram novidades importantes que permitiram conhecer melhor um grupo cultural fundamental para a caracterização do Bronze Final Peninsular. Contudo, o estudo dos moldes de fundição aí identificados carece de síntese interpretativa conveniente.
A descoberta de um novo exemplar de molde metálico para machados de talão unifaciais, um dos tipos caracterizadores do Bronze Final do Centro de Portugal, veio criar a oportunidade para, partindo da sua caracterização arqueometalúrgica, avançar com uma visão de conjunto dos moldes e processos de fundição no mundo Baiões/Santa Luzia, nomeadamente no caso dos moldes de machados de talão, até ao momento maioritariamente conhecidos na área deste grupo cultural.