O CONJUNTO VÍTREO DA NECRÓPOLE DA I IDADE DO FERRO DA FONTE VELHA DE BENSAFRIM (LAGOS) / THE GLASS ASSEMBLAGE FROM THE EARLY IRON AGE NECROPOLIS OF FONTE VELHA DE BENSAFRIM (LAGOS)

N.º 4 - 2020Francisco B. GomesVidro pré‑romano | elementos de adorno | contas de colar | práticas funerárias | consumo
O CONJUNTO VÍTREO DA NECRÓPOLE DA I IDADE DO FERRO DA FONTE VELHA DE BENSAFRIM (LAGOS) / THE GLASS ASSEMBLAGE FROM THE EARLY IRON AGE NECROPOLIS OF FONTE VELHA DE BENSAFRIM (LAGOS)

O conjunto de contas de vidro da necrópole da I Idade do Ferro da Fonte Velha de Bensafrim (Lagos), parcialmente conhecido desde o final do século XIX, permanece um dos mais numerosos do Sudoeste peninsular, englobando quase três centenas de exemplares individuais. Estas peças repartem‑se por diversos grupos formais e variantes cromáticas e decorativas, constituindo uma amostra representativa do repertório regional deste tipo de elementos. No entanto, se é certo que os tipos mais habituais nos sítios coevos estão muito bem representados no conjunto, documentam‑se igualmente outras variantes menos comuns que, além de enriquecerem o panorama disponível, permitem também discutir a existência de circuitos de abastecimento regionais que estabelecem uma conexão entre a necrópole e outros sítios próximos, quer algarvios quer alentejanos.

Pesquisa

Destaques

Sobre nós

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa foi iniciada sob a direcção de Victor S. Gonçalves em 1996.

A partir de 2017, esta revista editada pela UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, passou a incluir uma edição impressa e digital.

O seu principal objectivo é a publicação e divulgação de trabalhos com manifesto interesse, qualidade e rigor científico sobre temas de Pré-História e Arqueologia, sobretudo do território europeu e da bacia do Mediterrâneo.

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa publica um volume anual e inclui uma equipa de direcção redactorial, comissão científica e avaliação por revisores externos.

A revista encontra-se indexada no Diretório do Latindex com o número de Folio 26814.

Palavras chave

Links úteis