O CONJUNTO VÍTREO DA NECRÓPOLE DA I IDADE DO FERRO DA FONTE VELHA DE BENSAFRIM (LAGOS) / THE GLASS ASSEMBLAGE FROM THE EARLY IRON AGE NECROPOLIS OF FONTE VELHA DE BENSAFRIM (LAGOS)

N.º 4 - 2020Francisco B. GomesVidro pré‑romano | elementos de adorno | contas de colar | práticas funerárias | consumo

O conjunto de contas de vidro da necrópole da I Idade do Ferro da Fonte Velha de Bensafrim (Lagos), parcialmente conhecido desde o final do século XIX, permanece um dos mais numerosos do Sudoeste peninsular, englobando quase três centenas de exemplares individuais. Estas peças repartem‑se por diversos grupos formais e variantes cromáticas e decorativas, constituindo uma amostra representativa do repertório regional deste tipo de elementos. No entanto, se é certo que os tipos mais habituais nos sítios coevos estão muito bem representados no conjunto, documentam‑se igualmente outras variantes menos comuns que, além de enriquecerem o panorama disponível, permitem também discutir a existência de circuitos de abastecimento regionais que estabelecem uma conexão entre a necrópole e outros sítios próximos, quer algarvios quer alentejanos.