N.º 4 - 2020Marta Ribeiro | Nuno Simões RodriguesSir Francis Cook | Sarcófagos Etruscos | Coleccionismo | Antiguidades | Campanari | Vipinana | Tuscania

O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas é depositário de três sarcófagos etruscos, que se saiba, os únicos existentes em Portugal. Datados do século IV e III a.C., os sarcófagos foram adquiridos no século XIX por Sir Francis Cook, então proprietário da Quinta de Monserrate, na serra de Sintra. Sir Cook utilizou‑os como elementos decorativos nos jardins do seu palácio, testemunhando assim o gosto que a Europa culta do Romantismo nutria por antiguidades e obras de arte de povos antigos e exóticos. Ali permaneceram, tendo sofrido vários danos por parte de visitantes menos esclarecidos e das intempéries naturais. A tampa com estátua jacente de um deles desapareceu numa noite de tempestade, em 1983. Mais tarde, conseguiu‑se a remoção destes monumentos para o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. No presente artigo, propomos a sua análise iconográfica e cronológica.