MAPEAR A BIBLIOGRAFIA. ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A GESTÃO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS / MAPPING BIBLIOGRAPHY. A METHODOLOGICAL APPROACH FOR BIBLIOGRAPHIC DATA MANAGEMENT

N.º 4 - 2020Natália Botica | Sílvia Maciel | Rebeca Blanco-RoteaArqueologia | Bibliografia | Historiografia | Base de Dados | SIG
MAPEAR A BIBLIOGRAFIA. ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A GESTÃO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS / MAPPING BIBLIOGRAPHY. A METHODOLOGICAL APPROACH FOR BIBLIOGRAPHIC DATA MANAGEMENT

A investigação em arqueologia parte sempre de uma procura documental e bibliográfica para o levantamento de dados e conhecimento já adquirido sobre a temática a estudar. Desta tarefa resulta uma grande quantidade de informação que, para casos de estudos macro e/ou semi‑macro, como no caso do projeto de estudo da paisagem arqueológica da Citânia de Sanfins, implica uma estratégia para gestão desta informação. Assim, para este caso de estudo, usou‑se o sistema de informação 2ArchIS para estruturar e normalizar os dados recolhidos e associá‑los a metadados. Este sistema permitiu agilizar o processo de procura e de mapeamento de dados, quer na interrogação direta à base de dados, quer através do seu mapeamento num Sistema de Informação Geográfico, que interliga os (meta)dados associados a documentos e bibliografia aos sítios arqueológicos, e permite representar graficamente a informação qualitativa e quantitativa referente a cada sítio em estudo.

Pesquisa

Destaques

Sobre nós

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa foi iniciada sob a direcção de Victor S. Gonçalves em 1996.

A partir de 2017, esta revista editada pela UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, passou a incluir uma edição impressa e digital.

O seu principal objectivo é a publicação e divulgação de trabalhos com manifesto interesse, qualidade e rigor científico sobre temas de Pré-História e Arqueologia, sobretudo do território europeu e da bacia do Mediterrâneo.

Ophiussa – Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa publica um volume anual e inclui uma equipa de direcção redactorial, comissão científica e avaliação por revisores externos.

A revista encontra-se indexada no Diretório do Latindex com o número de Folio 26814.

Palavras chave

Links úteis