MAPEAR A BIBLIOGRAFIA. ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A GESTÃO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS / MAPPING BIBLIOGRAPHY. A METHODOLOGICAL APPROACH FOR BIBLIOGRAPHIC DATA MANAGEMENT

N.º 4 - 2020Natália Botica | Sílvia Maciel | Rebeca Blanco-RoteaArqueologia | Bibliografia | Historiografia | Base de Dados | SIG

A investigação em arqueologia parte sempre de uma procura documental e bibliográfica para o levantamento de dados e conhecimento já adquirido sobre a temática a estudar. Desta tarefa resulta uma grande quantidade de informação que, para casos de estudos macro e/ou semi‑macro, como no caso do projeto de estudo da paisagem arqueológica da Citânia de Sanfins, implica uma estratégia para gestão desta informação. Assim, para este caso de estudo, usou‑se o sistema de informação 2ArchIS para estruturar e normalizar os dados recolhidos e associá‑los a metadados. Este sistema permitiu agilizar o processo de procura e de mapeamento de dados, quer na interrogação direta à base de dados, quer através do seu mapeamento num Sistema de Informação Geográfico, que interliga os (meta)dados associados a documentos e bibliografia aos sítios arqueológicos, e permite representar graficamente a informação qualitativa e quantitativa referente a cada sítio em estudo.