DA CAALG À UNIARQ: A GÉNESE DO CENTRO DE ARQUEOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA NO QUADRO DO SISTEMA CIENTÍFICO DE MEADOS DOS ANOS 70 A MEADOS DOS ANOS 90 DO SÉCULO XX / FROM CAALG TO UNIARQ: THE GENESIS OF THE CENTRE FOR ARCHAEOLOGY OF THE UNIVERSITY OF LISBON IN THE FRAMEWORK OF THE PORTUGUESE SCIENTIFIC SYSTEM FROM THE MID-1970S TO THE MID-1990S

N.º 4 - 2020André PereiraUNIARQ | INIC | JNICT | História do Sistema Científico Português

O Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ) é uma Unidade I&D, orgânica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL),que tem como principal âmbito o estudo das sociedades humanas do passado na Península Ibérica, com alargamento ao resto do mundo, desde os primeiros hominídeos à Antiguidade Tardia e Alta Idade Média.
Percorremos aqui a história da origem deste Centro de Investigação, desde um pouco antes da sua génese como Projecto Carta Arqueológica do Algarve (CAALG), enquadrado em linha de investigação do Centro de História da Universidade de Lisboa, até à separação deste, como Centro de Arqueologia, numa perspectiva que tenta abordar, sempre que possível, a conjuntura política das instituições de tutela da investigação científica e do património, não esquecendo como óbvia a história do ensino da Arqueologia na Faculdade de Letras.
Para além da bibliografia disponível, foi consultado o Arquivo do Centro de História‑UL e o Arquivo de Ciência e Tecnologia, e realizado um conjunto de três entrevistas pessoais (a Ana Margarida Arruda, João Senna‑Martínez e Carlos Fabião) e uma entrevista escrita (a Victor S. Gonçalves) a quatro dos principais intervenientes neste processo.