Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo não foi previamente publicado, nem submetido contemporaneamente a outra revista (ou uma explicação é fornecida nos comentários aos Editores).
  • Duas versões do artigo serão submetidas: uma versão integral (com os dados dos autores) e uma versão blind (sem dados dos autores). O texto do artigo não deve conter indicações directas ou indirectas dos autores.
  • O artigo está em formato OpenOffice, Microsoft Word, or RTF.
  • Quando disponíveis, as referências URLs são indicadas.
  • O texto está redigido com fonte do tipo Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas; utiliza-se o itálico e não o sublinhado (excepto nas referências URL); todas as ilustrações, figuras e tabelas são indicadas no texto no local apropriado; evita-se o uso de notas de rodapé; ilustrações, figuras e tabelas são enviadas em ficheiros separados, em formato JPG ou TIFF (mínimo de resolução de 300 pp); as legendas são enviadas num ficheiro Word separado.
  • O texto segue as indicações estabelecidas nas Normas para os Autores.

Instruções para Autores

Informação importante:

- Deve sempre submeter duas versões do artigo: uma completa (ficheiro denominado "full version"), e outra sem os dados de autoria, de forma a ser enviada para os revisores externos (ficheiro denominado "blind version").

 

Texto original:

- Idioma – os artigos poderão ser redigidos em Português de Portugal e variantes. Deverá ser indicado se foi redigido conforme o Acordo Ortográfico anterior ou posterior a 1990.

- Além do português serão aceites artigos redigidos em castelhano, francês e inglês e italiano.

- Máximo de 15.000 palavras (formato Word - ou equivalente nas extensões .doc ou .docx) redigido com fonte do tipo Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas e parágrafos recolhidos). O número de palavras é referente ao texto, legendas das figuras, citações e referências bibliográficas.

- A margem superior e inferior das páginas deverão ser de 2,5 cm e as margens laterais deverão ser de 3 cm.

 

  1. Estrutura.

- Título (na língua original do texto e em inglês);

-Autores – indicação do autor ou autores do artigo, com a indicação de endereço de email, código orcid e filiação institucional;

- Resumo /Abstract (máx. 150 palavras) - O resumo sempre será sempre na língua original do texto e o abstract em inglês;

- Palavras-chave / Keywords (num total de 5) - as palavras-chave serão sempre na língua original do texto e em inglês;

- Referências a apoio financeiro, logístico e a projectos devem ser incluídas como nota.

- Agradecimentos podem ser incluídos no final do texto, antes da bibliografia. 

 

  1. Citações:

- As citações de um texto devem ser assinaladas com a utilização de aspas e não a itálico, negrito ou sublinhado, exceptuando os casos em que o texto original tenha já algum tipo de destaque.

 

  1. Use of italic:

- Deve usar-se o itálico para destacar termos, frases ou estrangeirismos (como latinismos), e não o negrito ou sublinhado. Deve ainda usar-se o itálico para títulos de livros, filmes, jornais, revistas, etc., mas não para artigos de revistas, de acordo com as indicações de referenciação bibliográfica.

 

  1. Ilustrações

- Os autores deverão assinalar no texto o local para cada ilustração, devendo esta aparecer depois do texto a que se refere.

- O texto poderá ser acompanhado até um máximo de 15 ilustrações.

- As ilustrações devem ser entregues em formato .tiff ou .jpg, com uma resolução mínima de 300 dpi. A largura de origem do ficheiro não poderá ser inferior a 15 cm.

- As ilustrações poderão ser a cores (paisagens e materiais) ou preto e branco (desenhos de artefactos).

- Os desenhos, fotografias e gráficos deverão ser numerados sequencialmente (fig. 1, fig. 2, ...), e referidos no texto de acordo com essa numeração.

- As figuras de artefactos e estruturas devem incluir uma escala gráfica adequada.

- As imagens deverão ser entregues em ficheiros autónomos, claramente individualizados, e numerados sequencialmente.

- Em ficheiro Word independente deverá ser incluída a seguinte informação referente a cada imagem:

1. Nome do ficheiro anexo;

2. Legenda da imagem;

3. Autor/Proveniência– caso se pretenda incluir e que deverá ser referido se não se tratar de um dos autores do artigo;

 

  1. Referências bibliográficas:

- A revista Ophiussa utiliza o seguinte sistema de citação bibliográfica: autor data: página (exemplos: Marques 1973: 24; Silva – Carvalho 2003: 356; Oliveira – Nunes – Santos 2014: 37; Rodrigues et al. 1990: 14).

- Não se aceitam notas de rodapé. A título excepcional, podem ser incluídas no fim do texto pequenas informações adicionais, sendo numeradas sequencialmente com números em expoente.

- A bibliografia dever referir-se exclusivamente a obras citadas no texto.

- Os títulos das publicações periódicas não devem ser abreviados.

- Quando a autoria da obra citada for partilhada até três autores, todos serão referenciados no corpo do texto.

- Quando a autoria da obra citada for partilhada por mais de três autores, indica-se no corpo do texto o nome do primeiro seguido da expressão [et al.] Na bibliografia serão, contudo, indicados os nomes de todos os autores.

- Se as referências bibliográficas incluem várias obras do mesmo autores editadas no mesmo ano, deve acrescentar-se ao ano de publicação uma letra (2007a, 2007b, ...).

- Podem ser utilizadas abreviaturas no texto de obras de referência, desde que sejam desdobradas na lista de referências bibliográficas.

- Autores espanhóis devem ser referidos pelo primeiro apelido. Exemplo:

BERROCAL RANGEL, L. (1994) – El altar prerromano del Castrejón de Capote: ensayo etno-arqueológico de un ritual céltico en el Suroeste peninsular. Madrid.

- Títulos de artigos e monografias devem ser separados dos respectivos sub-títulos por dois pontos (excepto se outros sinais de pontuação foram utilizados). Exemplo:

COSTA, F. A. P. (1865) – Da existência do homem em épocas remotas no valle do Tejo: notícia sobre os esqueletos humanos descobertos no Cabeço da Arruda. Lisboa.

- Coordenadores e editores literários podem ser referidos como autores no caso de aparecerem destacados na página de título, devendo acrescentar-se ao nome (ed.) ou (eds.), no caso de mais de um editor ou coordenador. Exemplo:

JIMÉNEZ ÁVILA, J. - ORTEGA BLANCO, J. (2008) – El poblamiento en llano del Guadiana Medio durante el período post-orientalizante. In JIMÉNEZ ÁVILA, J. (ed.) - Sidereum Ana I: el rio Guadiana en época post-orientalizante. Mérida (Anejos de Archivo Español de Arqueología, XLVI): 251-281.

 

- Exemplos:

  1. Monografias:

GONÇALVES, V. S. (1989) - Megalitismo e metalurgia no Alto Algarve Orientaluma aproximação integrada. Lisboa, 2 vols.

  1. Contribuições em monografias:

FABIÃO, C. - CARVALHO, A. (1990) - Ânforas da Lusitânia: uma perspectiva. In ALARCÃO, A. - MAYET, F. (dir.) - As Ânforas Lusitanas. Tipologia, produção e comércio. Conimbriga/Paris: 37-63.

  1. Contribuições em monografias com indicação de editor ou coordenador científico:

VIEGAS, C. - ARRUDA, A. M. (2014) – A cerâmica de cozinha africana e as suas imitações em Monte Molião (Lagos, Portugal). In MORAIS, R. - FERNANDEZ, A. - SOUSA, M. J. (eds.) – As produções cerâmicas de imitação na Hispania. Porto (Col. Monografias Ex Officina Hispana, 2.): 249-260.

  1. Artigos de publicações em série:

CARDOSO, J. L. (1999-2000) – Georges Zbyszweski (1909-1999). Estudos Arqueológicos de Oeiras, 8: 9-20.

  1. Artigos de publicações em série com a indicação de volume e número:

VIANA, A. - FORMOSINHO, J. - FERREIRA, O. V. (1952) – Alguns objectos inéditos do Museu Regional de Lagos. Monte Molião. Revista de Guimarães, 62 (1-2): 133-142.

 

  1. Apresentação de datas: 

- A Ophiussa adopta com algumas alterações as regras constantes da proposta sobre a referência de datas de radiocarbono aprovada no 1º Congresso de Arqueologia Peninsular (Trabalhos de Antropologia e Etnologia (1995) Porto, 35: 2, 512):

- As datas convencionais de radiocarbono serão expressas em anos BP (Before Present), sendo desaconselhada, vivamente, a subtracção de 1950 à data convencional;

- As datas absolutas deverão ser publicadas acompanhadas sempre da referência de laboratório;

Todas as datações originais, não remetidas para trabalhos publicados anteriormente, deverão incluir os seguintes elementos:

Lab. & Refª

Type of sample

Context

Conventional dateBP

12C/13C

cal. BCE (1σ)

cal. BCE (2σ)

- O programa e a curva de calibração utilizados deverão ser sempre referidos e devidamente identificados;

- Em texto, nas referências a datas calibradas, deve indicar-se se o intervalo corresponde a 1 ou 2 sigma. Aconselha-se coerência na escolha, devendo ser ressalvadas as situações em que tal não é respeitado;

- As datas de radiocarbono calibradas deverão ser acompanhadas dos símbolos cal BC (Before Christ), cal AD (Anno Domini) ou cal BP (Before Present), ou ainda cal BCE (Before Common Era) e cal CE (Common Era), conforme o caso, devendo manter-se a coerência interna pela solução escolhida;

- Na citação de datas resultantes da aplicação de outros métodos, devem indicar-se os mesmos elementos requeridos para a referência de datas de radiocarbono (laboratório, número da datação, data obtida e margens de erro), seguidos das siglas que usualmente identificam o respectivo método (TL/U/Th, etc.);

- A referência a grandezas cronológicas (exemplo: 3º milénio, século IV, terceiro quartel do século II, etc.), não reportadas expressamente a nenhuma data específica de radiocarbono, como tal identificada, ou aquelas que realizem a síntese de datas obtidas por métodos diferentes, poderão seguir o sistema tradicional a.C. (antes de Cristo) e d.C. (depois de Cristo) ou o opcional ANE (antes da nossa Era) e NE (nossa Era), sem necessidade da expressão “cal.”, devendo manter-se a coerência interna pela solução escolhida.

 

  1. Numerais e unidades de medida:

- Deverá ser deixado um espaço entre os numerais e as unidades de medida, que serão reproduzidas sempre em minúsculas. Exemplos: 5,8 m; 13,2 cm; 150 km; 2,6 kg; 50 l.

- Deve utilizar-se o respectivo sinal e não a designação por extenso (exemplo: 50% e não 50 por cento).

- Os numerais ordinais e os cardinais (quando estes não forem seguidos de unidades de medida) deverão ser representados por extenso, respectivamente, de primeiro a décimo e de um a dez (inclusive), e por algarismos a partir do número seguinte.

- A referência a grandezas cronológicas (exemplo: III/3º milénio, século IV/4, terceiro quartel do século II/2, etc.), poderá apresentar-se alternativamente com numerais arábicos ou romanos, desde que respeitando a coerência interna do texto. Mas em artigos escritos em inglês, a referência a períodos cronológicos deve ser feita apenas com números árabes (exemplo: 3rdmillennium, 4th century, 3rd quarter of the 2nd century, etc.).

- Décadas e anos devem ser escritos sob forma numérica e não por extenso (ex: 1250 e não mil duzentos e cinquenta; década de 1980 e não década de 80, ou oitenta). Século deve ser escrito sem abreviação, seguido de numeração romana ou arábicos (ex: século XIII/13 e não séc. XIII, ou século treze).

 

  1. Correcção de provas:

- Aconselha-se vivamente a utilização da correção de provas pelas funcionalidades disponíveis em Word ou em Adobe Acrobat Pro, ou programas similares e compatíveis.

- Não serão permitidas alterações substanciais ao texto original.

- Os artigos são submetidos a uma única revisão de provas.

Artigos

This section is dedicated to the submission of original papers of interest, quality and scientific rigour concerning Prehistory and Archeology, mostly from Europe and the Mediterranean basin.

 

Recensões Bibliográficas

This section is dedicated to short reviews of works (books and proceedings) published in the previous three years. Reviews should not be merely expositive, but rather include a critical and constructive perspective. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.