Pipas: um sítio dos inícios do Neolítico Médio do Sul de Portugal

Autores

  • Carlos Tavares da Silva UNIARQ, MAEDS
  • Joaquina Soares UNIARQ, MAEDS

DOI:

https://doi.org/10.51679/ophiussa.2023.133

Palavras-chave:

Bacia do Médio Guadiana, Neolítico médio, Protomegalitismo, Pastoreio e agricultura itinerante

Resumo

Apresentam-se os resultados da escavação de salvamento realizada em 2000, no povoado de Pipas, dos inícios do Neolítico Médio, situado na margem direita da bacia do médio Guadiana e atualmente submerso pelas águas da barragem do Alqueva.

Com uma única e ténue camada de ocupação, revelando breve(s) estada(s) e desinvestimento no espaço doméstico, a interpretação do sítio recorre à comparação com outros contextos, datados do último quartel do 5.º e primeira metade do 4.º milénios cal B.C., enquadrado no Protomegalismo, expresso nas primeiras sepulturas construídas com pedra para eternização da memória. Estas sepulturas encontram-se ainda longe da escala que a arquitetura megalítica perseguirá na segunda metade do 4.º milénio BC, atingindo o paroxismo da monumentalização no último quartel do mesmo milénio.

Propomos para o Neolítico Médio regional um modelo económico de pastoreio e agricultura itinerante realizada em solos magros e leves, cuja fertilidade natural se esgotaria rapidamente, obrigando à frequente deslocalização das aldeias, de frágeis estruturas, que rapidamente se desvaneciam na paisagem.

##submission.downloads##

Publicado

2023-12-14

Edição

Secção

Articles