REVISITANDO O ESPÓLIO DAS ESCAVAÇÕES DE A. I. MARQUES DA COSTA EM CHIBANES: OS DADOS PROTO-HISTÓRICOS E ROMANO-REPUBLICANOS

Autores

  • João Pimenta Centro de Estudos Arqueológicos de Vila Franca de Xira (CEAX) e Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ)
  • Carlos Tavares da Silva Museu de Arqueologia e Etnografia do distrito de Setúbal (MAEDS/AMRS) e Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ)
  • Joaquina Soares Museu de Arqueologia e Etnografia do distrito de Setúbal (MAEDS/AMRS) e Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ)
  • Teresa Rita Pereira Museu de Arqueologia e Etnografia do distrito de Setúbal (MAEDS/AMRS) e Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ)

DOI:

https://doi.org/10.51679/ophiussa.2019.48

Palavras-chave:

material anfórico, artefactos metálicos, cerâmica de verniz negro itálico, cerâmica de paredes finas, cerâmica tipo Kuass

Resumo

O interesse do material anfórico e metálico proveniente dos primeiros trabalhos de campo realizados em Chibanes e publicados em O Arqueólogo Português, por António Inácio Marques da Costa, na primeira década do século XX, suscitou a revisão da totalidade da coleção, depositada no Museu Nacional de Arqueologia.

Procede-se à an´álise da história da investigação dessa particular coleção, quando está em preparação um volume dedicado aos últimos vinte anos do projeto de investigação levado a efeito em Chibanes pelo Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS)/AMRS.

Alia-se ao compromisso de fazer perdurar a memória do pioneirismo arqueológico regional, o conhecimento de alguns artefactos de inegável qualidade e pertinência tipológica e funcional.

##submission.additionalFiles##

Publicado

2021-10-15

Edição

Secção

Artigos