A ocupação romana republicana do sítio de Eira da Alorna (Almeirim)

Autores

  • João Pimenta UNIARQ/MNA

DOI:

https://doi.org/10.51679/ophiussa.2023.129

Palavras-chave:

Povoamento, Conquista, Exército, Tejo, Comércio

Resumo

A intensidade dos trabalhos agrícolas levados a efeito, desde há longas décadas, na Eira da Alorna, em Almeirim, tem contribuído para a destruição de este importante sítio arqueológico. O estudo dos abundantes materiais recuperados à superfície que temos vindo a desenvolver, permitem compreender não só a sua importância, mas também a sua longa diacronia de ocupação.

A primeira instalação humana data do final do Calcolítico, atestada pela presença de cerâmica campaniforme, destaca-se a ocupação durante a proto-história e em particular a sua ocupação sidérica que atravessa toda a Idade do Ferro. Os dados sobre a utilização deste espaço durante o período romano republicano são aqui trazidos à colação, analisados e discutidos.

A Eira da Alorna mereceu também ser avaliada, devidamente, no seu contexto regional, uma vez que se insere numa rede de povoamento, densa e contínua, que se implantou na margem esquerda do rio, e que mantem uma relação privilegiada e estreita com o núcleo urbano de Scallabis.

Palavras-Chave: Povoamento, Conquista, Exército, Tejo, Comércio.

##submission.downloads##

Publicado

2023-12-14

Edição

Secção

Articles