O sítio romano de Eira Velha (Miranda do Corvo, Coimbra) - Novas considerações acerca do seu posicionamento na rede viária romana
DOI:
https://doi.org/10.51679/ophiussa.2023.128Palavras-chave:
Período romano, Vias romanas, Estações viárias, Sistemas de Informação Geográfica, Eira Velha (Miranda do Corvo)Resumo
O reconhecimento do sítio arqueológico de Eira Velha veio altear a importância de Miranda do Corvo no seio das comunicações viárias em época romana. A escavação arqueológica conduzida neste local veio comprovar a presença de um entroncamento viário que permitiu classificar o sítio como estação viária. Estes dispositivos, implantados estrategicamente ao longo das vias, revelaram-se excelentes veículos de “Romanização” nas zonas mais rurais. Uma análise espacial com recurso às ferramentas dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) veio corroborar a possibilidade de estarmos perante um sítio que teve como principal propósito o exercício de funções viárias. Neste sentido apresentamos ao longo desta indagação um conjunto de reflexões acerca do posicionamento deste sítio na rede viária romana.
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Ophiussa. Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.